A aba “Amigos” reformulada do aplicativo mostrará apenas as postagens dos seus amigos.
A Meta passou os últimos anos transformando o feed principal do Facebook em um “mecanismo de descoberta” que serve principalmente conteúdo recomendado de páginas, grupos e contas que os usuários ainda não seguem. Mas, embora a empresa tenha afirmado que a mudança é necessária para competir com o TikTok, ela também frustrou os usuários do Facebook, que perdem as postagens de pessoas que realmente conhecem.
Agora, a Meta está tentando remediar isso com uma seção “Amigos” reformulada do aplicativo, que mostrará apenas postagens e conteúdo relacionados aos seus amigos do Facebook. A empresa afirma que a atualização é a primeira de muitas que visam trazer os recursos “OG” de volta à rede social de 21 anos.
Com a atualização, a aba “Amigos” do aplicativo do Facebook, que antes era destinada apenas a solicitações de amizade, agora abrigará um feed composto exclusivamente por conteúdo relacionado aos seus amigos. Isso inclui postagens do feed e do Stories, além de Reels, aniversários, solicitações de amizade e “sugestões de pessoas que você talvez conheça”.
Embora o Meta esteja divulgando a mudança como parte de um esforço maior para tornar o Facebook mais “social”, não é a primeira vez que a empresa oferece feeds dedicados para conteúdo “somente amigos”. Aliás, Mark Zuckerberg exibiu um feed dedicado para “amigos”. Em 2022 em meio à iniciativa da empresa de trazer mais recomendações para os feeds “iniciais” dos usuários. Esse feed, que exibe postagens de amigos em ordem cronológica reversa, ainda está disponível, embora esteja um pouco escondido no aplicativo.
Não está claro o que mais o Meta tem reservado para outros recursos “OG” do Facebook que poderiam explorar a nostalgia da rede social de 21 anos. (O outrora infame recurso “poke” do Facebook já tinha um breve ressurgimento ano passado.) Mas aparentemente é uma prioridade para Zuckerberg.
“Na verdade, acho que existe toda essa oportunidade que acho que vai ser muito divertido de perseguir e construir, que é simplesmente ir um por um e construir um monte dessas coisas que costumavam ser essas experiências alegres que as pessoas tinham como parte do Facebook e que simplesmente não existem na internet hoje”, disse Zuckerberg em um aparição no podcast promovendo a mudança.