The Android Show

Tudo o que o Google anunciou no The Android Show

O Google compartilhou algumas novidades sobre o Android antes de sua...

O Google compartilhou algumas novidades sobre o Android antes de sua grande conferência para desenvolvedores em 20 de maio.

Ainda falta uma semana para o Google I/O 2025 , mas o Google compartilhou uma amostra das atualizações que chegarão ao Android e ao ecossistema Android em um evento separado hoje, chamado The Android Show: I/O Edition.

O Engadget acompanhou os anúncios conforme eles aconteciam em nosso liveblog , mas para uma visão geral, aqui estão as mudanças que o Google planejou para o Android, seu design visual e o Gemini.

O Material 3 Expressive está tornando o Android e o Wear OS mais divertidos

O Material Design, a linguagem de design do Google para Android e aplicativos Android, vem evoluindo lentamente há anos, mas o Material 3 Expressive deve ser a maior inovação até agora, adicionando novas animações, tipografia e cores.

O Google acredita que essas mudanças tornam o Android e os aplicativos mais fáceis de entender, além de torná-los mais atraentes para os jovens. Com base nas capturas de tela e clipes compartilhados pelo Google, o uso do Material 3 Expressive no Android 16 e no Wear OS 6 tornou os sistemas operacionais mais dinâmicos, lúdicos e divertidos. No Android, isso também inclui a capacidade de adicionar mais ferramentas às Configurações Rápidas, além de aplicativos e widgets à grade de aplicativos da tela inicial. A diferença que a nova linguagem de design realmente fará no seu dia a dia dependerá da rapidez com que os desenvolvedores adotarem o novo estilo.

O Google diz que você poderá conferir o novo visual quando o Android 16 beta estiver disponível em dispositivos Android selecionados em junho.

Gemini está chegando a ainda mais lugares

O Google tornou o Gemini o assistente padrão no Android e ofereceu a inteligência da IA ​​generativa multimodal na web e no iOS. Agora, o assistente está chegando a ainda mais plataformas que o Google já controla , incluindo o Wear OS, o sistema operacional para dispositivos vestíveis usado pelos Galaxy Watches da Samsung e pelos Pixel Watches do Google, Google TV e Android Auto.

O Gemini poderá fazer tudo o que o Google Assistente fazia, como definir temporizadores ou criar lembretes, mas com interações em linguagem natural muito mais flexíveis. No Android Auto e em carros com o Google Built-in, você também poderá usar o Gemini Live, a ferramenta do Google para conversas ao vivo com a IA sobre qualquer tópico que você escolher.

O Google TV utilizará o Gemini para recomendações de TV e filmes dos seus gêneros favoritos, além da capacidade básica do assistente de IA de responder a perguntas. Você poderá, por exemplo, pedir recomendações de programas infantis e obter informações sobre seu ator favorito. O Gemini também estará disponível na nova plataforma Android XR do Google , mas o Google sugeriu que mais informações sobre seus planos de realidade mista serão reservadas para o I/O em 20 de maio.

O Android está recebendo novos recursos de segurança e o Find Hub

Um componente importante de cada nova versão do Android são os recursos de segurança aprimorados, e o Google tem alguns novos recursos planejados para o Android 16. A empresa diz que está expandindo seu modelo de IA para detectar mensagens de texto e chamadas de spam para lidar com novos tipos de golpes, como golpes de pedágio.

A próxima versão do Android também permitirá conceder privilégios de acessibilidade em uma chamada com um contato desconhecido, e uma nova ferramenta Key Verifier possibilita trocar chaves de criptografia para verificar se a pessoa com quem você está falando é quem ela diz ser.

Além dessas mudanças, o Google está expandindo sua rede “Encontre Meu Dispositivo” para o novo Find Hub, que pode rastrear seus dispositivos Android, acessórios compatíveis e rastreadores, tudo em um só lugar. A grande mudança na mudança do “Encontre Meu Dispositivo” para o Find Hub é o amplo suporte a dispositivos com rádios de banda ultralarga, que oferecem rastreamento mais preciso. Os dispositivos no Find Hub também poderão usar a conectividade via satélite do seu telefone para se tornarem localizáveis ​​mesmo quando você não tiver sinal de celular.

Durante a transmissão pré-gravada do Android Show em 13 de maio, o Google anunciou sua mais recente linguagem de design, Material 3 Expressive , a expansão da Gemini AI para Wear OS e Android Auto, além de recursos de segurança aprimorados para seu sistema operacional móvel. A gigante das buscas fará mais anúncios sobre IA em sua conferência para desenvolvedores Google I/O 2025 , que acontece de 20 a 23 de maio.

Compartilhar
Osvaldo G

Osvaldo G

Formado em Tecnologia de Informação e Comunicação, trabalha na Internet desde 2009 criando conteúdo sobre sites e tecnologia, de maneira a fornecer suporte a pessoas que desejam aumentar os seus conhecimentos e se tornarem melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *